A contabilidade e as demonstrações contábeis.
- ancora2012
- 29 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
No princípio a contabilidade era utilizada para registro de informações financeiras, porém com o passar do tempo sua finalidade tornou-se outra, levar a informação aos seus usuários e com isso auxiliar na tomada de decisões. Com sua evolução, passou a ser considerada uma ciência e se ramificou, trazendo à tona a existência da contabilidade gerencial.
A contabilidade gerencial é aquela que, de forma geral, detalhista e por meio de relatórios, fornece aos seus usuários instrumentos para auxiliar na administração da empresa, ou seja, na tomada de decisão. Segundo Padoveze (2009), a contabilidade só será gerencial quando puder fornecer ferramentas administrativas.

As demonstrações contábeis são as ferramentas pelas quais a contabilidade gerencial cumpre a finalidade de explanar ao seu usuário a informação a respeito do patrimônio de uma organização. A sua importância vem através do esclarecimento das informações contábeis da organização, por meio da comparação dos períodos anteriores com o atual. Elas trazem informações sobre o patrimônio de uma empresa, pois transformam números em interpretações que dão origem a informações úteis que auxiliam os gestores a tomarem as decisões necessárias.
Como o mundo está passando por uma constante mudança no ambiente econômico, é preciso que os gestores das organizações estejam atentos com os índices gerados em sua empresa e para que, através da contabilidade gerencial, seja possível traçar estratégias visando o desenvolvimento e crescimento do negócio.
Referências:
PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
KAWASE, Priscila; LIMA, Robernei. A importância das demonstrações contábeis na gestão das micro e pequenas empresas comerciais. Disponível em: < http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/ arquivosINIC/INIC1561_01_O.pdf>. Acesso em: 28 de maio de 2020.
Comments